Ir para o conteúdo
Dossiê · Evento · nº 580

Eleições gerais de 2026 no Brasil

Notícias1,6 milno arquivo
Primeira menção25 jul 2022mais antiga registrada
Última menção31 out 2026há 2 dias
Tom da cobertura6%·3%

Cronologia

20 nesta página
28 ago2026 · 12h30

Eleições 2026: propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa nesta sexta, 28

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, 28 de agosto, e vai até 1º de outubro, dois dias antes do primeiro turno das Eleições 2026. A Justiça Eleitoral definiu regras para o uso de inteligência artificial, proibindo conteúdos manipulados que criem ou alterem voz e imagem de pessoas reais. Na internet, a propaganda está autorizada desde 16 de agosto, com regras para canais oficiais e mensagens. O primeiro turno está marcado para 4 de outubro, com cerca de 564 mil urnas eletrônicas previstas.

28 ago2026 · 03h33

TRE-AM confirma registro de Wilson Lima para disputa ao Senado

Wilson Lima está apto a disputar as eleições de 2026 pela coligação União Pelo Amazonas A Justiça Eleitoral do Amazonas deferiu, nesta quinta-feira (27), o registro de candidatura de Wilson Lima (União Brasil) para o Senado Federal nas eleições de 2026. A decisão foi assinada pela juíza Anagali Marcon Bertazzo, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

27 ago2026 · 12h42

Emissoras de rádio do Sistema Maior passam por mudanças na programação a partir desta sexta, 28, com início do Horário Eleitoral

As emissoras de rádio do Sistema Maior de Comunicação passam por alterações na programação a partir desta sexta-feira, 27, com o início do Horário Eleitoral Gratuito referente às Eleições Gerais de 2026. A propaganda eleitoral começa nesta sexta e segue até 1º de outubro, totalizando 35 dias de veiculação no primeiro turno.

26 ago2026 · 13h25

Presidente do TSE conclama eleitores a comparecerem às urnas

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques, conclamou nesta terça-feira (25) os eleitores a comparecem às urnas nas eleições de outubro. Durante a abertura da sessão de julgamentos desta noite, Kassio lembrou que faltam menos de 40 dias para o pleito e convidou os eleitores a exercerem “com orgulho” o direito de votar. “Conclamo toda sociedade a se preparar para o pleito de outubro.

25 ago2026 · 15h49

Eleições 2026: saiba quais são as atribuições de senadores e deputados

Em outubro de 2026, os brasileiros elegerão senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O texto explica as principais funções desses cargos legislativos, como elaborar leis e fiscalizar o Executivo. Serão renovadas 54 das 81 cadeiras do Senado, e cada eleitor votará em dois candidatos a senador. Os deputados federais são eleitos pelo sistema proporcional.