Ascom SD – Prefeitura de São Desidério realiza doação de mudas nativas do cerrado em alusão ao Dia da Árvore
No dia 21 de setembro será comemorado o Dia da Árvore.
No dia 21 de setembro será comemorado o Dia da Árvore.
Por Anna Luísa Praser, da Agência Brasil A sobrevivência da Amazônia se tornou um dos compromissos assumidos para acelerar a Agenda de 2030, o pacto feito entre 193 Estados-Membros das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável.
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará irá realizar o primeiro curso profissionalizante de Inteligência Artificial (AI) do Estado.
Na semana em que é celebrado o Dia Mundial da Limpeza – Cleanup Day , o Projeto Mares, iniciativa da ONG Socioambientalista PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, irá realizar uma série de ações com o objetivo de mobilizar a comunidade para a importância do descarte correto de resíduos.
O mundo não está nem mesmo na trilha de cumprir a meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global bem abaixo de 2°C, idealmente abaixo de 1,5°C.
Para celebrar o dia do Cerrado, comemorado oficialmente em 11 de setembro, a Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) organizou uma programação especial a partir da temática ‘Ser do Cerrado: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável’.
O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Heline Esteves Alves, recomendou ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) medidas para proteção das unidades de conservação da Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça e do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, localizada nos Municípios de Sento Sé, Juazeiro, Sobradinho, Campo Formoso, Umburanas e Morro do Chapéu.
Todas as pessoas podem contribuir para aumentar a #AmbiçãoClimática e ajudar a minimizar os impactos da #MudançaClimática em comunidades, cidades e na natureza: Apele a líderes locais, como vereadores, secretários municipais e prefeitos, para que ajam agora e invistam em adaptação e mitigação dos efeitos da mudança climática em sua cidade.
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) iniciou, na segunda semana de agosto, a entrega dos kits da 4ª fase do Projeto Horta em Casa em 2023.
No último dia 20 de agosto, o engenheiro agrônomo Anselmo Barbosa Caires, natural de Paramirim, teve seu nome imortalizado na cadeira n° 22 da Academia Brasileira de Ciências Ambientais e Recursos Hídricos (ABCARH).
No dia 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado, um momento para reconhecer a importância do trabalho de indivíduos que atuam de maneira não remunerada e espontânea para contribuir positivamente com a sociedade. Com o poder de impactar o bem-estar da comunidade e exercitar a cidadania, os trabalhos voluntários abrangem diferentes setores, por exemplo assistência social, educação, saúde e meio ambiente.
A Petrobras anunciou na terça-feira, 22 de agosto, os 31 novos projetos socioambientais contemplados na primeira fase da Seleção Pública Petrobras Socioambiental 2023, que abrange oportunidades nos Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. “Investimos em iniciativas que têm um grande potencial de transformação socioambiental, trazendo melhoria na qualidade de vida na inclusão social, na conservação…
De acordo com pesquisa recente da Opinion Box, 63% dos consumidores brasileiros dão preferência para empresas reconhecidas pela preocupação com o meio ambiente.
Publicado em 24/08/2023 às 05h30 O vice-prefeito de Correntina, Lormino Antonio Laranjeira, ameaça de morte um pequeno produtor que teve seu pasto queimado no último domingo, 20, devido a um lixão que fica próximo de sua propriedade no distrito de São Manoel.
O crescimento da energia eólica tem levado vários países a estabelecer, regulamentar e destinar investimentos financeiros para estimular a geração dessa energia renovável.
Nesta quarta-feira, 2 de agosto, ocorre o Dia da Sobrecarga da Terra. A data é calculada pela Global Footprint Network (GFN), de acordo com o esgotamento da capacidade do planeta de regenerar recursos no mesmo ano. Não por coincidência, a Organização Meteorológica Mundial afirma que julho foi o mês mais quente em 120 mil anos, consequência das atuais mudanças climáticas.
O Dia da Sobrecarga da Terra está se aproximando – 02 de agosto – data que marca o uso de todos os recursos naturais disponíveis para um ano inteiro, segundo a Global Footprint Network, que realiza este cálculo desde 1971. Essa é uma chamada de alerta para a humanidade: em apenas sete meses, foi consumido mais água, matérias-primas, solos e outros recursos naturais do que a Terra é capaz de regenerar em 365 dias.
As atividades integram, esporte, meio ambiente e educação, contribuindo para diminuir a evasão escolar na comunidade Crianças e adolescentes de comunidades em situação de vulnerabilidade social localizadas na praia do Cumbuco, em Caucaia, no litoral oeste do Ceará, estão tendo a oportunidade, pela primeira vez, de praticar o kitesurf, com aulas gratuitas por meio do projeto Kitesurf Integra, que teve sua nova temporada lançada nesta quinta-feira, 27.
Levantamento feito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) em 2022, aponta que a ausência de uma regulamentação para a logística reversa das baterias que armazenam a eletricidade dos veículos elétricos representa um potencial risco ambiental para o país, apesar do impacto positivo da tecnologia usada nesses automóveis na redução de emissões de gases de efeito estufa.
O Programa Gestão de Resíduos Sólidos (GRS), desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR) e a Sete Ambiental, já recolheu e reciclou mais de 27 mil quilos de resíduos eletrônicos entre março e maio de 2023, na região oeste do Paraná.