Ir para o conteúdo

Amazônia em jogo: estudo aponta risco de retrocesso após eleição no Brasil

VEJA tom negativo
Amazônia em jogo: estudo aponta risco de retrocesso após eleição no Brasil
Imagem: VEJA (reprodução)

A retomada de políticas de proteção da Amazônia e o reforço da fiscalização no Brasil ajudaram a reduzir o desmatamento na América Latina e contribuíram para a queda da perda de florestas no mundo em 2025. Os avanços, porém, ainda são insuficientes para cumprir o compromisso de zerar o desmatamento até 2030 e podem sofrer reversões com mudanças de governo.

Pontos-chave

  • A conclusão consta da edição de 2026 do Forest Declaration Assessment, estudo inédito coordenado pela consultoria Climate Focus e divulgado nesta quarta-feira, 14.
  • O levantamento reúne mais de duas dezenas de organizações de pesquisa e da sociedade civil.
  • Segundo o relatório, medidas adotadas por países latino-americanos contribuíram para uma redução de 33% no desmatamento da região nos últimos cinco anos.
Fonte originalVEJAhttps://veja.abril.com.br/agenda-verde/amazonia-em-jogo-estudo-aponta-risco-de-retrocesso-…Publicado originalmente em 14 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas1 prejudicada6 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 01h21 Pedir correção ou remoção