Ir para o conteúdo
Ficha nº 205718 Saúde 14/05/2023 · 14h46

Após 15 anos, dengue tipo 3 é identificada no Brasil

Diario de Aparecida tom negativo
Após 15 anos, dengue tipo 3 é identificada no Brasil
Imagem: Diario de Aparecida (reprodução)

Um estudo conduzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e coordenado pela Fiocruz Amazônia e pelo IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) revelou, na última quarta-feira (10/05), que o sorotipo 3 do vírus da dengue ressurgiu recentemente. Especialistas estão preocupados com o risco de uma nova epidemia causada por esse sorotipo viral após 15 anos.

Pontos-chave

  • O vírus da dengue possui quatro sorotipos, em geral denominados DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
  • A maioria dos casos de dengue hemorrágica ocorre em pessoas anteriormente infectadas por um dos quatro tipos de vírus.
  • Conforme a Fiocruz, os resultados da análise foram divulgados em artigo preprint, sem o processo de revisão por pares, na plataforma medRxiv.
Fonte originalDiario de Aparecidahttps://www.diariodeaparecida.com.br/2023/05/14/apos-15-anos-dengue-tipo-3-e-identificada-…Publicado originalmente em 14 de maio de 2023
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 09h55 Pedir correção ou remoção