Após repercussão negativa MP-BA nega rumores de mudança do nome do Elevador Lacerda, em Salvador

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) negou os rumores sobre a mudança do nome do Elevador Lacerda, possibilidade levantada após a abertura de uma investigação para apurar a origem histórica do nome do ponto turístico da capital baiana.
Pontos-chave
- Nota divulgada pelo MP-BA “O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) esclarece que não há procedimento voltado à mudança do nome do Elevador Lacerda.
- Com o tempo, o equipamento se tornou um dos principais símbolos da cidade.
- Foi nesse contexto que o MP-BA iniciou a investigação para verificar se existem documentos que comprovem a relação da família Lacerda com a escravidão.
Fonte originalJequié Repórterhttps://jequiereporter.com/apos-repercussao-negativa-mp-ba-nega-rumores-de-mudanca-do-nome…Publicado originalmente em 17 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
CidadeSalvador ★
EstadoBahia
EmpresaEsporte Clube Bahia
PessoaElevador Lacerda
PaísBrasil
LocalCentro
CidadeSantana
ÓrgãoMinistério Público do Estado da Bahia
ÓrgãoConselho Superior do Ministério Público Federal
PessoaDireitos Humanos
EventoCampeonato Espanhol de Futebol
ÓrgãoOuvidoria-Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas
ÓrgãoPromotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social
Relacionadas no arquivo
Com impulso do voto metropolitano, Lula ganhou força em todas as capitaisCom impulso do voto metropolitano, Lula ganhou força em todas as capitaisURGENTE: MORADORA DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES É INTUBADA E PRECISA DE REGULAÇÃO PARA UTIWillian José pede desculpas após compartilhar vídeo contra o Nordeste e ser investigado por xenofobiaPrazo para atualização cadastral de alunos da rede estadual da Bahia vence em 4 de novembroJustiça concede liberdade provisória em flagrante por arma; MG ignora mandado por tráfico e solta condenado
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 21h42
Pedir correção ou remoção