Ir para o conteúdo
Ficha nº 59530 Cotidiano 23/01/2019 · 09h01

Apreensão do carro por IPVA atrasado é ilegal e pode gerar indenização

Jornal Noroeste tom positivo

Advogados defendem que o atraso no pagamento do tributo não dá ao Estado o direito de tomar bens e outras formas de cobrança devem ser adotadas A irregularidade no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cobrado anualmente em todo o país, não pode ser motivo exclusivo para apreensão de veículos.

Pontos-chave

  • No entanto, o advogado considera que a apreensão exclusivamente devido ao tributo atrasado é inconstitucional.
  • Contudo, as decisões se referem a questões comerciais, por isso o entendimento de que isso se aplicaria ao IPVA não é pacificado.
  • Para o advogado Gustavo Perez Tavares, com base nesse trecho da Constituição, caberia ao Estado indenizar o particular afetado pelos atos de seus agentes.
Fonte originalJornal Noroestehttps://jornalnoroeste.com/2019/01/23/apreensao-do-carro-por-ipva-atrasado-e-ilegal-e-pode…Publicado originalmente em 23 de janeiro de 2019
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 23h22 Pedir correção ou remoção