Ir para o conteúdo
Ficha nº 418908 Meio Ambiente 13/08/2024 · 07h00 Situação: em andamento ● relevante

Área agricultável do Cerrado baiano já perdeu 90% de vegetação nativa

Título original: ‘Área agricultável do Cerrado baiano já perdeu 90% de vegetação nativa’

Agência Eco Nordeste tom negativo
Área agricultável do Cerrado baiano já perdeu 90% de vegetação nativa
Imagem: Agência Eco Nordeste (reprodução)

Em entrevista à Agência Eco Nordeste, o geógrafo Tássio Barreto Cunha, professor do IFB, analisa os conflitos socioambientais no Matopiba, destacando que a área agricultável do Cerrado baiano perdeu 90% da vegetação nativa. Ele aborda a formação histórica das comunidades tradicionais, a expansão do agronegócio e os impactos sobre terra, água e trabalho no Oeste da Bahia.

Pontos-chave

  • Cerrado baiano perdeu 90% de vegetação nativa.
  • Pesquisador percorreu 9 mil km em pesquisa de doutorado.
  • Expansão agrícola ameaça comunidades tradicionais e aquífero Urucuia.

Contexto

A região do Matopiba, que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil, com intenso desmatamento e conflitos por terra e água.

Dados da matéria

OndeOeste da Bahia, BA
Quando13 ago 2024
Perda de vegetação nativa na área agricultável do Cerrado baiano90%
Distância percorrida em trabalho de campo9 mil quilômetros
Grupos que controlam mais de 70% da produção no Oeste da Bahia31 grupos
Produção controlada por 31 grupos no Oeste da Bahia70%

Quem disse

“A Bahia é um ponto central do País porque é o Estado que representa a chegada dos portugueses, as primeiras invasões no território, os primeiros golpes que nós sofremos, desvirtuando e desestruturando todos os moldes civilizatórios das nossas populações tradicionais.”

— Tássio Cunha, geógrafo e professor do IFB
Fonte originalAgência Eco Nordestehttps://agenciaeconordeste.com.br/matopiba/area-agricultavel-do-cerrado-baiano-ja-perdeu-9…Publicado originalmente em 13 de agosto de 2024
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas2 prejudicadas5 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 06h14 Pedir correção ou remoção