Aristóteles, sobre nosso refúgio: “O lar não é apenas o espaço físico que protege aqueles que vivem dentro dele.”

A cultura contemporânea reduziu o conceito de habitação a uma transação imobiliária, métricas de metro quadrado, design de interiores voltado para redes sociais ou a um mero ponto de apoio logístico para dormir entre uma jornada exaustiva de trabalho e outra. Compra-se e decora-se casas como se fossem vitrines destinadas a impressionar terceiros.
Pontos-chave
- Esquecendo-se da função primordial e sagrada que o espaço doméstico ocupa na arquitetura da alma humana.
- Para a filosofia clássica grega, contudo, a casa nunca foi tratada como um armazém de bens materiais.
- O pensador sintetizou essa dimensão transcendente ao observar que: O lar não é apenas o espaço físico que protege aqueles que vivem dentro dele.
Fonte originalDiário do Litoralhttps://www.diariodolitoral.com.br/variedades/aristoteles-sobre-nosso-refugio-o-lar-nao-e-…Publicado originalmente em 9 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
Alcolumbre fixa votação da PEC da Segurança; governo busca maioridadeDemocratas fazem da corrupção tema central contra TrumpFlávio diz que indicará Rogério Marinho para presidência do SenadoA indústria americana precisa correr para não perder o conhecimento de quem vai se aposentarCandidato usou diplomas falsos para ocupar vaga de bombeiro hidráulico no ExércitoMileide Mihaile e Juju Salimeni enfrentam chuva em ensaio da Tijuca
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 00h22
Pedir correção ou remoção