Atuação de conselheira do Coren-BA gera questionamentos sobre possível conflito de interesses

Denúncias apontam que a conselheira Carine Leal, do Coren-BA, também preside cooperativas de saúde, o que pode configurar conflito de interesses. O conselho afirma que não há irregularidade comprovada e que analisará casos concretos.
Pontos-chave
- Conselheira do Coren-BA preside cooperativas de saúde.
- Denúncia questiona fiscalização de empresas ligadas à conselheira.
- Coren-BA nega irregularidade e aguarda provas concretas.
Contexto
Conselhos profissionais devem evitar conflitos entre funções públicas e interesses privados.
Dados da matéria
Quem disse
“A Lei Federal 5.905/73 estabelece ao Conselho de Enfermagem a fiscalização da atuação profissional e das condições legais da atuação dos profissionais de enfermagem. Ou seja, a conselheira que tem o dever de fiscalizar as cooperativas e as condições de trabalho dos profissionais de enfermagem é associada, controladora e presidente de cooperativas a serem fiscalizadas.”
— Fonte não identificada
“Como uma presidente de todas as associações do Brasil pode fiscalizar as próprias empresas? Qual a sua impessoalidade e equilíbrio na defesa dos profissionais de enfermagem? Como o Coren-BA admite essa atuação?”
— Fonte não identificada