“Bolsonaro tentou me matar”: Joice Hasselmann explica por que votará em Lula

A ex-deputada Joice Hasselmann anunciou que votará em Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições. Em vídeo e entrevista, ela justificou a decisão como defesa da democracia e relatou ter sofrido agressões e perseguições após romper com Jair Bolsonaro.
Pontos-chave
- Joice Hasselmann anunciou voto em Lula para preservar a democracia.
- A ex-deputada alega ter sido espancada e perseguida por aliados de Bolsonaro.
- Hasselmann afirma ter levado minuta de golpe a Dias Toffoli em 2019.
Contexto
Rompimento político entre Joice Hasselmann e o grupo liderado por Jair Bolsonaro após apoio em 2018.
Dados da matéria
Quando22 out 2026
Ano da campanha de Jair Bolsonaro apoiada por Joice2018
Ano em que Joice tomou conhecimento de minuta de golpe2019
Ano em que Joice afirma ter sido espancada2021
Quem disse
“Afinal, perder uma eleição, tudo bem. Perder a democracia, jamais”
— Joice Hasselmann
“Voto em Lula, sem meias palavras, sem hipocrisia”
— Joice Hasselmann
“Esta minuta já existia no primeiro ano de governo”
— Joice Hasselmann
Fonte originalFolha do Estado da Bahiahttps://www.jornalfolhadoestado.com/politica/bolsonaro-tentou-me-matar-joice-hasselmann-ex…Publicado originalmente em 22 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaJoice Hasselmann ★
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
PessoaJair Bolsonaro
ÓrgãoCongresso Nacional do Brasil
ÓrgãoSupremo Tribunal Federal
PessoaDias Toffoli
1 favorecida1 prejudicada4 neutras
Relacionadas no arquivo
Joice Hasselmann diz que Flávio Bolsonaro tem plano de fuga do país em cenário de derrota: ‘Minhas previsões’De líder de Bolsonaro a voto em Lula: deputada mais votada prevê prisão de FlávioEx-bolsonarista declara voto em Lula e dispara: “Família Bolsonaro é capaz de mandar matar”Trump diz não ter plano de ver Flávio, mas que ele pode ficar “pelo tempo que quiser”É correto fazer boicote?Trump diz que não pretende se encontrar com Flávio Bolsonaro e afirma que senador pode ficar nos EUA “quanto tempo quiser”
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 03h54
Pedir correção ou remoção