Brasil critica discurso de Trump e cobra respeito à soberania nas eleições
O governo brasileiro defendeu o respeito à soberania nacional e a não interferência externa nas eleições durante uma sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), nesta sexta-feira (2). A manifestação ocorreu dois dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, marcado para domingo (4).
Pontos-chave
- Além disso, o representante brasileiro questionou como os países definiriam os limites para a atuação de governos externos nas Américas.
- Para ele, classificar determinadas atividades de países de fora da região como prejudiciais pode abrir espaço para critérios subjetivos e interpretações políticas.
- A manifestação ocorreu durante a discussão sobre a situação da Nicarágua.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/10/02/brasil-critica-discurso-de-trump-e-cobra-respeito-a-soberania…Publicado originalmente em 2 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil ★
PaísEstados Unidos da América
PessoaDonald Trump
PessoaAmérica Latina
Pessoade Fora
ÓrgãoAssembleia Geral da ONU
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
ÓrgãoGoverno Lula
ÓrgãoOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
ÓrgãoCasa Branca
PessoaRelações Exteriores
ÓrgãoMinistério das Relações Exteriores da Colômbia
PessoaDebate da Globo
PessoaNicolás Maduro Moros
Relacionadas no arquivo
Fernando Sastre é condenado a 17 anos de prisão por morte de motoristaFora da semifinal? Atlético-MG atualiza as situações de Vitão e ReinierKaio Jorge revela “segredo” em clássicos e explica provocações ao rivalAnálise: Trump faz agenda dupla ao ajudar Flávio e acenar à LulaWaack: Trump mantém Flávio em segundo plano e mira BrasíliaIntel tem lucro de US$ 3,32 bilhões no 3° trimestre, queda de 18%
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 21h30
Pedir correção ou remoção