Ir para o conteúdo
Ficha nº 363848 Saúde 26/10/2026 · 18h01 ● relevante

Com alta incidência na Bahia, doença falciforme pode causar crises de dor e comprometer diferentes órgãos

Com alta incidência na Bahia, doença falciforme pode causar crises de dor e comprometer diferentes órgãos
Imagem: Folha do Estado da Bahia (reprodução)

A Bahia apresenta a maior incidência de doença falciforme do Brasil, condição genética que afeta a hemoglobina e o transporte de oxigênio. A hematologista Fernanda Queiroz alerta para a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento contínuo para evitar complicações graves e mortalidade infantil.

Pontos-chave

  • Bahia possui a maior incidência de doença falciforme do Brasil por razões históricas.
  • A mutação genética causa hemácias em formato de foice, gerando anemia e dores.
  • O SUS realizou mais de 10 milhões de atendimentos ambulatoriais para a doença em 2025.

Contexto

O texto coincide com a celebração do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes.

Dados da matéria

OndeBahia/BA
Quando27 out 2026
atendimentos ambulatoriais pelo SUS no país em 202510.187.443
atendimentos ambulatoriais na Bahia em 20251.414.252
atendimentos registrados no país até junho de 20266.232.796
atendimentos realizados na Bahia até junho de 2026962.603

Quem disse

“Enquanto uma hemácia normal vive cerca de 120 dias, a hemácia falcizada pode sobreviver apenas de 10 a 20 dias, contribuindo para a anemia.”

— Fernanda Queiroz, hematologista do Sabin Diagnóstico e Saúde
Fonte originalFolha do Estado da Bahiahttps://www.jornalfolhadoestado.com/saude/com-alta-incidencia-na-bahia-doenca-falciforme-p…Publicado originalmente em 26 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

3 favorecidas1 prejudicada6 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 00h39 Pedir correção ou remoção