Ir para o conteúdo

Com El Niño, Ibama autoriza redução de vazão de água em Belo Monte a nível mínimo

Santa Portal tom positivo

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) aprovou um pedido feito pela concessionária Norte Energia, dona da hidrelétrica da Belo Monte, no Pará, para reduzir ao mínimo possível a liberação da água que corre pelo trecho do rio Xingu desviado pela usina, um trajeto de 100 quilômetros de extensão que há anos sofre com os impactos causados pela barragem.

Pontos-chave

  • No pedido feito em julho, a empresa solicitou que a alteração vigorasse entre 9 de agosto e 30 de novembro de 2026, período considerado o mais seco.
  • A retenção de água da usina tem o objetivo e garantir mais volume para gerar energia.
  • A redução da água no Xingu é uma das discussões ambientais mais sensíveis que envolvem Belo Monte.
Fonte originalSanta Portalhttps://santaportal.com.br/geral/com-el-nino-ibama-autoriza-reducao-de-vazao-de-agua-em-be…Publicado originalmente em 7 de agosto de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida0 prejudicadas13 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 01h46 Pedir correção ou remoção