Comer tarde da noite eleva risco de cirrose e gordura no fígado
Comer tarde da noite ou durante a madrugada pode estar associado a um risco maior de cirrose e de doença hepática esteatótica associada à disfunção metabólica (MASLD), segundo estudo publicado na revista Clinical Gastroenterology and Hepatology. A pesquisa analisou dados de mais de 199 mil pessoas com idade média de 59 anos.
Pontos-chave
- Os participantes integravam pesquisas de saúde em andamento e respondiam, a cada dois a quatro anos, a questionários sobre hábitos alimentares e estilo de vida.
- Foram consideradas refeições feitas depois do horário habitual de dormir ou no intervalo entre o jantar e o momento de ir para a cama.
- A cirrose continuou sendo uma condição pouco frequente entre os participantes: foram registrados 315 casos ao longo do acompanhamento, que teve período mediano de 16 anos.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/comer-tarde-da-noite-eleva-risco-de-cirrose-e-gordur…Publicado originalmente em 17 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
Meta faz acordo com adolescente que acusava redes sociais de causar vícioSobrevivente da injeção letal nos EUA quebra silêncio: “Dor na alma”Suspeito por ataque contra tenente Pimentel é morto pela Rota em SPSoja encerra semana em Chicago pressionada por safra dos EUAPlano de estado dos anos 90 transformou a Coreia do Sul em uma superpotência pop com a regra de “apoiar sem interferir”Após ataque hacker bilionário, Binance diz que investimentos de brasileiros estão seguros
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 04h04
Pedir correção ou remoção