Conselho de Segurança sinaliza insatisfação com candidatos a secretário-geral da ONU
O risco de bloqueio paira sobre a ONU. A votação informal realizada nesta sexta-feira (16) no Conselho de Segurança mostrou a falta de entusiasmo dos cinco membros permanentes com a lista oficial de sete candidatos a secretário-geral. A costa-riquenha Rebeca Grynspan foi a menos mal avaliada, repetindo o resultado das rodadas anteriores.
Pontos-chave
- A costa-riquenha Rebeca Grynspan foi a menos mal avaliada, repetindo o resultado das rodadas anteriores.
- A consulta informal ocorre na fase mais quente do longo processo para escolher o sucessor de António Guterres, que deixa o cargo em 1º de janeiro de 2027.
- A votação desta sexta não é oficial, mas serve como termômetro do apoio a cada nome.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/conselho-de-seguranca-sinaliza-insatisfacao-com-cand…Publicado originalmente em 16 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Pessoade Segurança ★
ÓrgãoConselho de Segurança das Nações Unidas ★
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
PaísFrança
PaísInglaterra
PaísChina
PaísRússia
ÓrgãoOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
PessoaReino Unido
PessoaCosta Rica
PessoaAntónio Guterres
PessoaRebeca Grynspan
2 favorecidas0 prejudicadas11 neutras
Relacionadas no arquivo
Binance Brasil diz que fundos estão seguros após ataque hacker bilionárioDemocratas pedem explicações do governo Trump por fuga de Flávio BolsonaroLoja de vestidos de noiva que não entregou encomendas encerra atividadesAcidente aéreo perto de Brčko: Quatro soldados italianos morreram após queda de helicópteroAméricas pedem que próximo secretário-geral da ONU seja da regiãoGoverno Trump articula apoio a Orbán para comandar a ONU, diz jornal
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 05h07
Pedir correção ou remoção