Ir para o conteúdo
Ficha nº 110556 Cotidiano 20/10/2026 · 07h46

Construção da Dutra rebaixou 14 metros de paredão de pedra na baixada fluminense

A construção da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), principal ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, exigiu o rebaixamento de 14 metros de um paredão de granito conhecido como garganta da Viúva Graça, em Seropédica, na baixada fluminense.

Pontos-chave

  • A terminologia, usada em geografia e engenharia, descreve um desfiladeiro ou corte estreito entre montanhas.
  • Os engenheiros responsáveis pela obra usaram equipamentos importados dos Estados Unidos especialmente para os trabalhos na rodovia.
  • O paredão, que segue presente na lateral das pistas, foi rebaixado em 14 metros para abrir caminho aos veículos.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/construcao-da-dutra-rebaixou-14-metros-de-paredao-de…Publicado originalmente em 20 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas1 prejudicada17 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 03h11 Pedir correção ou remoção