Ir para o conteúdo
Ficha nº 541918 Política 08/09/2026 · 18h08

Criada há 30 anos, cota de candidaturas femininas ainda não levou à igualdade

Politica in Rosa tom positivo
Criada há 30 anos, cota de candidaturas femininas ainda não levou à igualdade
Imagem: Politica in Rosa (reprodução)

Há 30 anos, os partidos políticos passaram a ter de reservar às mulheres parte das candidaturas nas eleições proporcionais. Desde então, a presença feminina nas disputas eleitorais aumentou de forma significativa. O crescimento no número de eleitas, porém, não avançou na mesma proporção.

Pontos-chave

  • O crescimento no número de eleitas, porém, não avançou na mesma proporção.
  • Aplicada pela primeira vez nas eleições municipais de 1996, a chamada cota de gênero foi criada para ampliar a participação feminina na política.
  • Atualmente, exige que nenhum dos gêneros tenha menos de 30% das candidaturas a deputado ou deputada e a vereador ou vereadora.
Fonte originalPolitica in Rosahttps://www.politicainrosa.com.br/criada-ha-30-anos-cota-de-candidaturas-femininas-ainda-n…Publicado originalmente em 8 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 17h54 Pedir correção ou remoção