Ir para o conteúdo
Ficha nº 340119 Política 16/10/2026 · 10h10 Situação: anunciado ● alta relevância

Davi Alcolumbre anuncia promulgação do fim da escala 6×1 e da aposentadoria especial para agentes de saúde

Conecta Amapá tom positivo
Davi Alcolumbre anuncia promulgação do fim da escala 6×1 e da aposentadoria especial para agentes de saúde
Imagem: Conecta Amapá (reprodução)

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, anunciou a promulgação de emendas constitucionais que extinguem a escala de trabalho 6×1 e estabelecem a aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. As medidas impactam milhões de trabalhadores brasileiros, com destaque para os setores de comércio e serviços.

Pontos-chave

  • Fim da escala de trabalho 6x1 será promulgado via emenda constitucional.
  • Agentes de saúde e de combate às endemias terão aposentadoria especial.
  • Davi Alcolumbre presidirá a sessão de promulgação das referidas medidas.

Contexto

As emendas constitucionais, após aprovadas pelas duas Casas legislativas, não dependem de sanção presidencial para entrar em vigor.

Dados da matéria

OndeBrasília/DF
Quando16 out 2026
Escala de trabalho extinta6×1

Quem disse

“Assumi o compromisso de colocar essas propostas em votação. Cumpri minha palavra. E hoje essas conquistas vão entrar na Constituição brasileira”

— Davi Alcolumbre

“Mais tempo para viver. Mais dignidade para quem trabalha. Mais proteção para quem cuida”

— Davi Alcolumbre
Fonte originalConecta Amapáhttps://conectamapa.com/davi-alcolumbre-anuncia-promulgacao-do-fim-da-escala-6x1-e-da-apos…Publicado originalmente em 16 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida0 prejudicadas4 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 30 out 2026 · 22h11 Pedir correção ou remoção