Ir para o conteúdo

Depressão em crianças e adolescentes: sinais para ficar atento

Mudanças frequentes de comportamento, irritabilidade, isolamento social, queda no rendimento escolar e perda de interesse por atividades antes prazerosas podem indicar depressão em crianças e adolescentes. Embora esses sinais sejam confundidos com características comuns de cada fase do desenvolvimento, especialistas alertam que alterações persistentes, que prejudicam a rotina, precisam ser observadas por familiares e educadores.

Pontos-chave

  • O alerta é do professor de Psicologia Fabrício Otoboni.
  • Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno atinge 1,3% dos adolescentes entre 10 e 14 anos e 3,4% daqueles com idade entre 15 e 19 anos.
  • Os números reforçam a importância de identificar precocemente o sofrimento emocional, que nem sempre é facilmente percebido por pais e professores.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/depressao-em-criancas-e-adolescentes-sinais-para-fic…Publicado originalmente em 28 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 21h00 Pedir correção ou remoção