Doença da gengiva pode aumentar risco de aborto espontâneo
Um estudo publicado no Journal of Periodontology aponta uma possível relação entre a periodontite, uma doença da gengiva mais avançada, e o aborto espontâneo. A pesquisa, feita na Tailândia, comparou 85 mulheres que tiveram aborto espontâneo antes da 20ª semana com 85 gestantes que não passaram por isso e encontrou uma maior ocorrência de periodontite no primeiro grupo.
Pontos-chave
- Supaporn Srisilpanunt, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Chiang Mai, na Tailândia, levou em conta as perdas gestacionais anteriores e ajustou os resultados para esse fator.
- Apesar de ser um estudo pequeno e feito em um único país, os resultados sugerem que as duas condições podem estar relacionadas.
- No entanto, os próprios autores tratam o resultado como uma associação e não permitem atribuir nenhuma perda gestacional à saúde da gengiva.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/doenca-da-gengiva-pode-aumentar-risco-de-aborto-espo…Publicado originalmente em 23 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
Renda variável: o papel da diversificação e do planejamento nas decisõesGoverno libera R$ 5,2 bilhões para reforçar assistência social e saúdeDalmi Fernandes Defanti Junior: como a gestão estratégica e a inovação impulsionam o crescimento e a competitividade no setor gráficoRio registra 45 casos de varíola dos macacos em setembroFalta de acesso pesa no cuidado do câncer de pulmãoGoverno de Goiás avança na construção da Policlínica de Mozarlândia
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 00h53
Pedir correção ou remoção