‘É uma conquista importante’, diz Alckmin sobre fim da escala 6×1
O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu em Salvador a PEC que acaba com a escala de trabalho 6×1, aprovada pelo Senado. Ele afirmou que a mudança não deve impactar significativamente as empresas e que a redução da jornada é uma tendência mundial. Alckmin também criticou aliados de Bolsonaro que tentariam reverter a proposta.
Pontos-chave
- Alckmin defende fim da escala 6×1 em Salvador.
- Senado aprovou PEC que reduz jornada de trabalho.
- Vice-presidente critica aliados de Bolsonaro por possível reversão.
Contexto
A PEC que altera a escala 6×1 foi aprovada no Senado, gerando debate sobre impacto econômico e direitos trabalhistas.
Dados da matéria
Quem disse
“A legislação atual é quando eu fui constituinte, em 1988. Vai fazer quase 40 anos. De lá para cá, a tecnologia avançou muito. Então, você faz mais com menos gente. Uma tendência mundial é a redução de jornada. Então, foi uma conquista importante.”
— Geraldo Alckmin, vice-presidente
“Primeiro, uma parte importante, por exemplo, da indústria, já é 5 por 2. Os pequenos estão fora da regra. O setor público também não entra, nem municipal, nem estadual, nem federal.”
— Geraldo Alckmin, vice-presidente
“Olha, na realidade, nós sempre defendemos. O presidente Lula sempre defendeu. Eles votaram por medo eleitoral e têm a ideia de mudar em seguida. Essa é a realidade.”
— Geraldo Alckmin, vice-presidente