Ir para o conteúdo
Ficha nº 469376 Política 01/10/2026 · 09h08

Ecos da intolerância: violência política no período pré-eleitoral foi a maior da década

Investne tom negativo
Ecos da intolerância: violência política no período pré-eleitoral foi a maior da década
Imagem: Investne (reprodução)

Da Agência Brasil, com texto de Luiz Cláudio Ferreira: Um total de 354 casos de violência política (um a cada 44 horas), entre 28 de outubro de 2024 e 15 de agosto de 2026, representou o mais grave período pré-eleitoral da década, aponta estudo divulgado nessa quarta-feira (30) pelas organizações de direitos humanos Terra de Direitos e Justiça Global.

Pontos-chave

  • As mulheres foram vítimas de metade (50,6%) de todos os episódios de violência política.
  • Elas ocupam apenas cerca de 18% das cadeiras legislativas do país, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
  • A violência física (agressões, atentados e assassinatos) tem homens como alvos em 77,2% dos casos.
Fonte originalInvestnehttps://portalinvestne.com.br/ecos-da-intolerancia-violencia-politica-no-periodo-pre-eleit…Publicado originalmente em 1 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 10h52 Pedir correção ou remoção