Ir para o conteúdo
Ficha nº 498288 Saúde 29/09/2026 · 19h42

Em 13 anos, doença inflamatória intestinal cresce 5 vezes no Brasil

Repórter Coragem tom negativo
Em 13 anos, doença inflamatória intestinal cresce 5 vezes no Brasil
Imagem: Repórter Coragem (reprodução)

O número de pessoas com doenças inflamatórias intestinais (DII) cresceu cinco vezes no Brasil, entre 2012 e 2025. A incidência dessas enfermidades – como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa – passou de 30 para 158 casos por 100 mil habitantes no período.

Pontos-chave

  • O dado é de um estudo apresentado no 74º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, que ocorre até este sábado (26), em Balneário Camboriú (SC).
  • Eles trabalharam em parceria com pesquisadores das universidades de Calgary (Canadá), de São Paulo (USP), estadual de Campinas (Unicamp), entre outras.
  • Com isso, há um processo crônico de inflamação.
Fonte originalRepórter Coragemhttps://reportercoragem.com.br/noticias/saude/em-13-anos-doenca-inflamatoria-intestinal-cr…Publicado originalmente em 29 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas1 prejudicada11 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 13h35 Pedir correção ou remoção