Ir para o conteúdo
Ficha nº 372453 Meio Ambiente 20/02/2026 · 13h24 Situação: em andamento ● alta relevância

Em meio à luta pelo rio Tapajós, mulheres indígenas enfrentam ameaças

Amazonia Real tom negativo
Em meio à luta pelo rio Tapajós, mulheres indígenas enfrentam ameaças
Imagem: Amazonia Real (reprodução)

Povos indígenas ocupam o porto da empresa Cargill em Santarém/PA desde 22 de janeiro para protestar contra o Decreto nº 12.600/2025, que privatiza trechos de rios amazônicos. Lideranças femininas relatam ameaças e intimidações, enquanto o Ministério Público Federal investiga um atentado contra as barricadas ocorrido em fevereiro.

Pontos-chave

  • Indígenas protestam contra a privatização de hidrovias nos rios Tapajós, Tocantins-Araguaia e Madeira.
  • Lideranças femininas como Alessandra Korap Munduruku e Auricelia Arapiun enfrentam ameaças e hostilidades.
  • O Ministério Público Federal recomenda não utilizar força policial contra a ocupação em Santarém.

Contexto

O Decreto nº 12.600/2025 incluiu hidrovias amazônicas no Programa Nacional de Desestatização para favorecer o escoamento do agronegócio via Arco Norte.

Dados da matéria

OndeSantarém/PA
Quando20 fev 2026
trechos navegáveis de rios amazônicos sob ameaça de privatização3 mil quilômetros
número de pessoas reunidas na ocupação1.200 pessoas
receita da empresa Cargill em 2024R$ 109,19 bilhões
multas do Ibama contra a empresa DTA EngenhariaR$ 1,9 milhão

Quem disse

“Nós temos sim sofrido ameaças. Nossos jovens que estão na frente fazendo a nossa segurança tem colocado em risco a própria vida deles”

— Auricelia Arapiun, liderança indígena

“O meu posicionamento é público contra qualquer tipo de privatização, sobretudo quando se trata dos nossos territórios, rios e florestas”

— Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas

“Se for abaixar a cabeça por conta das ameaças, a gente sai nem de casa.”

— Alessandra Munduruku, liderança feminina
Fonte originalAmazonia Realhttps://amazoniareal.com.br/em-meio-a-luta-pelo-rio-tapajos-mulheres-indigenas-enfrentam-a…Publicado originalmente em 20 de fevereiro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida2 prejudicadas8 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 01h37 Pedir correção ou remoção