Ir para o conteúdo
Ficha nº 390220 Meio Ambiente 08/10/2026 · 20h00 Situação: em andamento ● relevante

Embrapa destaca que El Niño exige estratégias diferentes para a agropecuária; veja as destinadas ao Norte

Portal Amazônia tom neutro

A Embrapa detalhou riscos e recomendações para a agropecuária brasileira diante do El Niño 2026/2027. Enquanto o Sul enfrenta excesso de chuvas, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste lidam com a escassez hídrica. No Norte, as orientações focam no manejo da água e adaptação de culturas para mitigar perdas produtivas.

Pontos-chave

  • Embrapa e Inmet definiram recomendações climáticas adaptadas para cada região do Brasil.
  • O El Niño 2026/2027 provoca seca no Norte e Centro-Oeste e chuvas intensas no Sul.
  • Roraima estima perdas de 30% a 50% na safra de 2026 devido ao déficit hídrico.

Contexto

O fenômeno El Niño gera contrastes climáticos extremos no Brasil, exigindo ajustes no Zoneamento Agrícola de Risco Climático e no manejo de solo e água.

Dados da matéria

OndeBrasil
Quando8 out 2026
medidas elaboradas pelo Grupo de Trabalho sobre o El Niño163
profissionais da Embrapa e especialistas do Inmet participantes50
estimativa de perdas na safra de 2026 em Roraima30% a 50%
Fonte originalPortal Amazôniahttps://portalamazonia.com/meio-ambiente/embrapa-el-nino-estrategias-norte/Publicado originalmente em 8 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida10 prejudicadas2 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 03h30 Pedir correção ou remoção