Esquerda espanhola divide candidaturas e enfraquece Sánchez
Os partidos de esquerda da Espanha apresentaram neste sábado (17) listas de candidatos separadas para a eleição antecipada, após o fracasso das negociações para um pacto nacional, o que reduziu as chances do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez de permanecer no poder à frente de uma coalizão de esquerda.
Pontos-chave
- Essa divisão também pode desmoralizar os eleitores de esquerda, que os organizadores esperavam mobilizar em torno dos protestos por moradia e do temor à extrema direita.
- O Podemos, cuja principal candidata é a ex-ministra da Igualdade Irene Montero, havia proposto primárias abertas para determinar as posições dos candidatos nas listas conjuntas.
- Mas a Frente Ampla recusou, argumentando que havia pouco tempo, e quis que seus próprios candidatos preferidos liderassem as listas em Madri e Barcelona.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/esquerda-espanhola-divide-candidaturas-e-enfraquece-…Publicado originalmente em 17 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
Bola de Ouro: em baixa, Vini Jr. fica fora do top 10 de 90% dos votantesMinistro da Espanha nega renúncia ao cargo por colisão de trem que matou 69Manifestantes jogam esterco em ruas na Itália e protestos se espalham“Exército de Lula” inspira canais de esquerda em eleições estrangeirasEspanha identifica vítimas de colisão de trens diante da angústia das famíliasGrupos inspirados no “Exîrcito do Lula” crescem no exterior
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 04h04
Pedir correção ou remoção