EUA fecham acordo nuclear com Arábia Saudita e autorizam enriquecimento de urânio
Os governos dos Estados Unidos e da Arábia Saudita firmaram um acordo para cooperação na área de energia nuclear civil, encerrando anos de negociações iniciadas ainda durante o primeiro mandato de Donald Trump e mantidas na gestão de Joe Biden.
Pontos-chave
- Inspeções estão no centro das críticas O Protocolo Adicional foi criado justamente para ampliar a capacidade de fiscalização da AIEA sobre atividades nucleares clandestinas.
- Essa mudança fazia parte da estratégia saudita de expansão do setor, que prevê, há bastante tempo, a capacidade de enriquecer urânio.
- O Irã, por sua vez, chegou a adotar o Protocolo Adicional no âmbito do acordo nuclear firmado em 2015 com as principais potências mundiais.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/07/23/eua-fecham-acordo-nuclear-com-arabia-saudita-e-autorizam-enri…Publicado originalmente em 23 de julho de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaArábia Saudita ★
PaísBrasil
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
PessoaDonald Trump
PessoaOs Estados Unidos
PaísChina
PaísIrã
ÓrgãoAgência Brasil
PaísRússia
ÓrgãoGoverno Trump
PessoaJoe Biden
PessoaPlano Brasil Soberano
PessoaProtocolo Adicional
1 favorecida0 prejudicadas13 neutras
Relacionadas no arquivo
Zapatero vê versão sobre joias questionadaCombates no Iêmen e ataque a refinaria na Arábia Saudita fazem petróleo subirFlávio Bolsonaro deixa o Brasil e agrava tensões com EUA e ArgentinaMega-Sena 3079: sorteio desta sexta-feira (30) pode pagar R$ 6 milhõesMaior desafio de Lula 4 será aprovar reformas no Congresso, diz Moody’sAliados do PL veem incerteza em próximos passos com fuga de Flávio
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 04h33
Pedir correção ou remoção