Ir para o conteúdo
Ficha nº 593444 Ciência 12/10/2026 · 18h52

FAST da China desvenda pulsar em sistema estelar triplo primordial com anã branca

Sobral Online tom negativo
FAST da China desvenda pulsar em sistema estelar triplo primordial com anã branca
Imagem: Sobral Online (reprodução)

Uma descoberta astronômica de tirar o fôlego está redefinindo nossa compreensão sobre a evolução estelar. Uma equipe de pesquisadores chineses, utilizando o poderoso Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST), identificou um pulsar que faz parte de um raríssimo sistema estelar triplo primordial, ainda em processo de evolução.

Pontos-chave

  • A revelação, publicada no prestigiado periódico Astrophysical Journal Letters, abre novas janelas para o estudo de fenômenos cósmicos.
  • A investigação não parou por aí.
  • Liderados pelo pesquisador Han Jinlin, do NAOC, cientistas de diversas instituições nacionais analisaram dados de arquivo do FAST e de outras instalações.
Fonte originalSobral Onlinehttps://sobralonline.com.br/pulsar-sistema-triplo-primordial-telescopio-fast/Publicado originalmente em 12 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas1 prejudicada9 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 22h19 Pedir correção ou remoção