Garimpo no rio Abacaxis: uma década de exploração e contaminação
A Justiça Federal do Amazonas tornou réus 13 pessoas apontadas como integrantes da organização criminosa que extraiu, sem autorização, 71 quilos de ouro da Flona de Urupadi, uma unidade de conservação federal.
Pontos-chave
- Garimpo ilegal no rio Abacaxis
- Contaminação ambiental
- Unidade de conservação federal
- Flona de Urupadi
Contexto
A Flona Urupadi é um espaço territorial especialmente protegido, que abriga uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo.
Fonte originalAmazonia Realhttps://amazoniareal.com.br/filao-dos-abacaxis/Publicado originalmente em 26 de junho de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
Relacionadas no arquivo
MP-AM apura condições de segurança em escolas estaduais de MauésJustiça Itinerante: Caroebe, Rorainópolis e Maués recebem itinerâncias durante o mês de outubroAmbev e Guaraná Antarctica planejam produzir e doar o recorde de 100 mil mudasQueimadas no Pará podem levar fumaça ao Amazonas nos próximos dias, diz governadorConcentração de gases do efeito estufa atinge níveis recordesRio terá fim de semana com chuva e temperaturas amenas; calor pode ganhar força no feriado
Resumo gerado com apoio de IA · meta-llama/Meta-Llama-3.1-8B-Instruct-Turbo · coletado em 30 out 2026 · 22h33
Pedir correção ou remoção