Goiânia contribui para nova classificação do feminicídio pela OMS
Goiânia participou de um projeto-piloto do Ministério da Saúde que buscou analisar as mortes por feminicídio para desenvolver métodos a fim de prevenir novos casos. A experiência da capital contribuiu para a aprovação, por unanimidade, da proposta brasileira de inclusão do feminicídio na 11ª revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pontos-chave
- O trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da vigilância de mortes violentas de mulheres.
- Goiânia foi o primeiro município brasileiro a instituir um comitê especificamente voltado à qualificação das informações sobre mortes femininas por causas externas.
- Na classificação anterior, as mortes decorrentes de homicídios eram registradas sem uma categoria específica que identificasse o feminicídio.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/goiania-contribui-para-nova-classificacao-do-feminic…Publicado originalmente em 27 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoGoiás ★
CidadeGoiânia ★
Pessoade Saúde
PaísBrasil
PessoaEm Goiânia
ÓrgãoSecretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia
ÓrgãoMinistério da Saúde
PessoaMunicipal de Saúde de Goiânia
PessoaOrganização Mundial de Saúde
EmpresaRede de Proteção
EmpresaJornal Opção
0 favorecidas2 prejudicadas9 neutras
Relacionadas no arquivo
Corrida Sertaneja une esporte e música com show de Matheus & Kauan em Goiânia; saiba maisPrefeitura orienta ambulantes e anuncia fiscalização nos terminais de GoiâniaGio Ewbank e Mari Gonzalez usam mesmo vestido em casamento de JulietteLeilão: Cymi oferece R$ 78,7 milhões e vence a disputa pelo lote 3De pedrinha em pedrinha, coreano construiu mais de 80 pilhas de até 15 metros de altura; trabalho de 30 anos foi inspirado por “revelação divina”Boston Celtics anuncia doação de mais de R$ 1 bilhão a hospital
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 21h34
Pedir correção ou remoção