Goiás comemora 300 anos de descoberta das águas quentes

Segundo dados históricos, em 1722, o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho, durante suas andanças por Goiás, descobriu uma riqueza natural: as águas termais. Tempos depois, o local se transformou em um dos destinos mais procurados do país. Atualmente, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5,3 milhões de turistas por ano e é o verdadeiro oásis no meio do cerrado.
Pontos-chave
- Atualmente, as cidades de Caldas Novas e Rio Quente recebem mais de 5,3 milhões de turistas por ano e é o verdadeiro oásis no meio do cerrado.
- A Serra é a responsável pela geotermia, que gera o aquecimento da água.
- O processo ocorre a partir da água da chuva que penetra no solo em grande profundidade.
Fonte originalPortal GO 020https://portalgo020.com.br/2023/05/goias-comemora-300-anos-de-descoberta-das-aguas-quentes…Publicado originalmente em 10 de maio de 2023
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaÁguas Quentes ★
EstadoGoiás
PessoaDia Mundial do Meio Ambiente
CidadeCaldas Novas
PessoaCaldas Novas
PessoaExpo Turismo Goiás
PessoaBatalhão do Corpo de Bombeiros Militar
EstadoEspírito Santo
Pessoade Comunicação
CidadeSerra
CidadeNatal
ÓrgãoGoverno do Estado do Rio de Janeiro
ÓrgãoSecretaria Municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia
PessoaDesenvolvimento Sustentável
LocalParque Estadual
PessoaRio Quente
PessoaFestival Gastronômico Doce Tempero
PessoaFabrício Amaral
LocalParque Estadual da Serra de Caldas
1 favorecida0 prejudicadas18 neutras
Relacionadas no arquivo
El Niño ganha força com rajadas de vento no Pacífico, diz MetsulEl Niño atual é um recorde? Tudo depende dos critérios de mediçãoCelina Leão anuncia novo sistema para limpar filas de cirurgias no DFCastelo de 800 anos é descoberto por arqueólogos sob as paredes de prédio universitárioFiesp: atividade industrial recua no 3º tri e produção deve cair 0,4%Rodovias de SP devem receber cerca de milhões de veículos no feriado
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 05h42
Pedir correção ou remoção