Ir para o conteúdo

Goiás realiza primeira captação de órgãos de bebê com 29 dias

Goiás realiza primeira captação de órgãos de bebê com 29 dias
Imagem: Diário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligente (reprodução)

A Gerência Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) confirmou, na quinta-feira (17/9), a realização da primeira captação de órgãos de um bebê de 29 dias no estado. O procedimento ocorreu no município de Rio Verde, após a confirmação da morte encefálica, seguindo os protocolos clínicos e legais vigentes.

Pontos-chave

  • Com a autorização da família, foi feita a retirada dos rins por equipes especializadas e encaminhados para um receptor compatível de outro estado.
  • Atualmente, 2.585 pessoas aguardam por um transplante em Goiás.
  • Dados da Central Estadual de Transplantes apontam que 66% das famílias entrevistadas em Goiás não autorizam a doação de órgãos após a morte.
Fonte originalDiário da Manhã - O Jornal do leitor Inteligentehttps://www.dm.com.br/cotidiano/goias-realiza-primeira-captacao-de-orgaos-de-bebe-com-29-d…Publicado originalmente em 18 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida0 prejudicadas8 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 21h43 Pedir correção ou remoção