Governo Lula decide reduzir tributos sobre gasolina para combater efeitos da guerra no Irã

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu reduzir o PIS/Cofins sobre a gasolina nesta quinta-feira (23), mas ainda não detalhou a medida que dá continuidade aos pacotes anunciados para o diesel.
Pontos-chave
- Uma das principais consequências da guerra foi o fechamento do estreito de Hormuz, por onde passa 20% do petróleo mundial.
- Em março, o governo de Lula anunciou a desoneração do PIS/Cofins e uma subvenção de R$ 0,32 por litro para o diesel nacional e importado.
- Também desonerou o PIS/Cofins do querosene de aviação e do biodiesel, concluindo um pacote de custo estimado superior aos R$ 30 bilhões.
Fonte originalSanta Portalhttps://santaportal.com.br/geral/governo-lula-decide-reduzir-tributos-sobre-gasolina-para-…Publicado originalmente em 23 de abril de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva ★
ÓrgãoPortal Brasil do Governo Federal ★
ÓrgãoGoverno Luiz Inácio Lula da Silva ★
Pessoade Lula
PaísIrã
PessoaJair Bolsonaro
PessoaCarta de Flávio Bolsonaro
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
PaísIsrael
PessoaOriente Médio
PessoaEstreito de Hormuz
0 favorecidas3 prejudicadas9 neutras
Relacionadas no arquivo
Rio de Janeiro registra 74 casos de Mpox em dois mesesJerônimo Rodrigues diz que pretende “enterrar” ACM Neto após apoio a Flávio Bolsonaro*Valderico Junior faz mudanças na equipe de governo para uma nova etapa da gestão*Lula envia comitiva de ministros ao MS por ameaças a indígenasNovo queridinho de Lula é gênio da matemática e foi medalhista olímpicoLula decide convidar Donald Trump e Javier Milei para sua posse
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 07h29
Pedir correção ou remoção