Governo Trump impõe sanções ao Tribunal Penal Internacional, horas após Nobel da Paz para juíza

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs sanções ao Tribunal Penal Internacional nesta sexta-feira (9), horas depois de uma das ex-juízas do TPI, Navi Pillay, ser anunciada como a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 2026. Não é de hoje que Washington demonstra hostilidade em relação à corte, com imposição de sanções a seus promotores e juízes.
Pontos-chave
- No entanto, a medida de agora vai além, podendo punir empresas que prestam serviços ao tribunal.
- Pouco depois, o Departamento do Tesouro dos EUA confirmou a medida. “O presidente Trump jamais permitirá que o Tribunal Penal Internacional processe cidadãos americanos.
- Proibiremos transações com esse tribunal desonesto, cortando seus recursos e prejudicando sua capacidade de operar”, disse Rubio.
Fonte originalSobral Onlinehttps://sobralonline.com.br/governo-trump-impoe-sancoes-ao-tribunal-penal-internacional-ho…Publicado originalmente em 9 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EmpresaSport Club Internacional ★
ÓrgãoGoverno Trump ★
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos
LocalEstados Unidos
PessoaUnião Europeia
ÓrgãoUnião Europeia
AssuntoUnião Europeia
ÓrgãoTribunal Penal Internacional
PessoaNobel da Paz
PessoaDonald Trump
PaísFrança
ÓrgãoOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
PaísAlemanha
PaísHolanda
PessoaBenjamin Netanyahu
ÓrgãoComissão Europeia
PessoaMaría Corina Machado
PessoaNavi Pillay
0 favorecidas2 prejudicadas17 neutras
Relacionadas no arquivo
Marco Rubio nega que Trump tenha “facilitado” entrada de Flávio Bolsonaro nos Estados UnidosDemocratas dos EUA criticam plano do governo Trump de conceder visto a Flávio BolsonaroFlávio Bolsonaro chega a Miami após deixar o Brasil e descumprir ordem do STFBrasileirão fica embolado e Z4 se aproxima da 11ª posiçãoRodada embola tabela do Brasileirão e 3 pontos separam 11° colocado do Z4Tiquinho Soares cita 'clima de cobrança' no Botafogo, mas diz que time 'está fechado' com Tite: 'A culpa é de todos'
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 1 nov 2026 · 00h19
Pedir correção ou remoção