Guarda Civil de Macapá realiza aula inaugural com novos alunos

A Prefeitura de Macapá iniciou, em 19 de outubro, o curso de formação para 120 novos alunos da Guarda Civil Municipal. A capacitação, realizada em parceria com o IESP, ocorre após 18 anos sem novos concursos para a corporação. O treinamento segue a matriz da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Pontos-chave
- 120 alunos iniciaram a formação da Guarda Civil Municipal de Macapá.
- A corporação não realizava chamamento de novos aprovados em concursos desde 2008.
- O curso possui carga horária de 576 horas distribuídas em oito módulos.
Contexto
A cidade de Macapá enfrenta redução de efetivo na guarda municipal há quase duas décadas.
Dados da matéria
OndeMacapá/AP
Quando19 out 2026
quantidade de alunos no curso de formação120
tempo sem chamamento de novos aprovados em concursos18 anos
carga horária total da formação576 horas
Quem disse
“Desde 2008, a gente está sem concurso. Então, esse concurso vem justamente para essa demanda que a gente tem, que é a questão do nosso efetivo muito reduzido.”
— J. Vilhena, inspetor-comandante da Guarda Municipal
“A minha vida como servidora pública, eu espero uma vida próspera, acima de tudo, em que eu possa ajudar as pessoas”
— Andrezza Lopes, aluna
Fonte originalDiário do Amapáhttps://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/cidades/guarda-civil-de-macapa-realiza-aula-inau…Publicado originalmente em 20 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
CidadeMacapá ★
EstadoAmapá
ÓrgãoSecretaria Nacional de Segurança Pública
ÓrgãoInstituto de Estudos Sociais e Políticos
PessoaAndrezza Lopes
ÓrgãoPolícia Federal no Amapá
PessoaFernando Lourenço
1 favorecida0 prejudicadas6 neutras
Relacionadas no arquivo
É um momento de oportunidades, diz Sebrae sobre petróleo no AmapáEm Oiapoque, hotel se prepara para os novos tempos do petróleoAmapá quer ser protagonista, diz governador eleito sobre Margem EquatorialCalor de 40°C e granizo marcam a primeira semana de novembroPonte liga Brasil à Europa em 1 minuto de travessiaJustiça falha ao corrigir seus próprios erros
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 01h20
Pedir correção ou remoção