Hackers suspeitos de ligação com Irã miram infraestrutura crítica dos EUA

Agências do governo dos Estados Unidos alertaram nesta quarta-feira, 19, para uma “ameaça ativa” de hackers contra controladores fabricados pela alemã Siemens e utilizados em sistemas de infraestrutura crítica do país. Embora especialistas investiguem uma possível ligação com o Irã, as autoridades americanas ainda não atribuíram formalmente os ataques ao governo iraniano.
Pontos-chave
- Segundo as agências, os alvos são controladores lógicos programáveis (PLCs, na sigla em inglês) da série S7, da Siemens.
- Os dispositivos funcionam como uma espécie de “cérebro” de sistemas industriais, permitindo monitorar e controlar processos automatizados.
- As autoridades também alertaram para riscos de exposição de dados sensíveis, violações de normas de segurança e efeitos em cascata sobre sistemas interconectados.
Fonte originalVEJAhttps://veja.abril.com.br/mundo/hackers-suspeitos-de-ligacao-com-ira-miram-infraestrutura-…Publicado originalmente em 19 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil
PessoaEstados Unidos do Brazil
ÓrgãoPortal Brasil do Governo Federal
Pessoade Segurança
Pessoade Infraestrutura
Órgãode Justiça
PaísIrã
ÓrgãoDepartamento de Justiça dos Estados Unidos
Pessoastring
PessoaDonald John Trump Jr.
PessoaGuarda Revolucionária Iraniana
ÓrgãoDepartamento de Segurança Interna dos EUA
Relacionadas no arquivo
Éden defende projeto para Salvador e só discute candidaturas em 2028Por que gatos ficam ativos à noite e na madrugada, explica veterinárioBayern de Munique x Borussia Dortmund: horário e onde assistir à BundesligaCongressistas dos EUA questionam Rubio sobre auxílio na fuga de Flávio BolsonaroDeputados democratas cobram explicações de Trump sobre suposta ajuda à saída de Flávio Bolsonaro do BrasilDemocratas pedem explicações do governo Trump por fuga de Flávio Bolsonaro
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 20h35
Pedir correção ou remoção