Incêndio em subestação no Paraná provoca apagão em diferentes estados pelo Brasil

O governo federal está investigando as causas de um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, localizada a cerca de 30 km de Curitiba (PR), que provocou um apagão de grandes proporções em pelo menos sete estados brasileiros.
Pontos-chave
- O evento levou ao desligamento controlado de aproximadamente 10 mil megawatts de carga, por meio da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
- O apagão atingiu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina.
- No Sul, a normalização total aconteceu por volta das 2h30.
Fonte originalInforme Cruzhttps://www.informecruzonline.com.br/incendio-em-subestacao-no-parana-provoca-apagao-em-di…Publicado originalmente em 14 de outubro de 2025
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoParaná
EstadoRegião Centro-Oeste
LocalRegião Centro-Oeste do Brasil
EstadoBahia
EstadoSão Paulo Futebol Clube
CidadeSão Paulo
EstadoRio de Janeiro
CidadeRio de Janeiro/RJ
EstadoMinas Gerais
EstadoAmazonas
EstadoPernambuco
EstadoSanta Catarina
AssuntoNordeste
CidadeCuritiba
ÓrgãoMinistério de Minas e Energia
ÓrgãoOperador Nacional do Sistema Elétrico
Relacionadas no arquivo
Com Flávio nos EUA, governadores da direita 'viram página' da eleição diante de desafios fiscais e relação com PlanaltoAlunos de Medicina são expulsos por ataques e alusão ao nazismoMEC aciona PF sobre ameaças a estudantes por “divergências políticas”Cadê o El Niño que estava aqui?Após a proibição das apostas, Abras aponta aumento no consumo de alimentos no paísQuatro jornalistas da EBC integram a lista de finalistas do prêmio +Admirados
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 1 nov 2026 · 01h40
Pedir correção ou remoção