Instituto Mamirauá propõe 41 medidas para reduzir impactos da estiagem sobre a população ribeirinha e a biodiversidade no Amazonas

O Instituto Mamirauá elaborou 41 recomendações para mitigar os efeitos de estiagens severas no Amazonas, agravadas pelo El Niño. As propostas, enviadas a 70 autoridades, visam garantir água potável, saúde e segurança alimentar para populações ribeirinhas e proteger a biodiversidade local.
Pontos-chave
- Instituto Mamirauá propõe 41 medidas contra impactos de secas extremas.
- Recomendações foram enviadas a 70 autoridades estaduais e federais.
- Foco em segurança alimentar, saúde e preservação da biodiversidade amazônica.
Contexto
A Amazônia enfrenta cenários climáticos preocupantes em 2026 devido ao fenômeno El Niño e redução de chuvas na Região Norte.
Dados da matéria
OndeTefé/AM
Quando19 out 2026
medidas propostas para reduzir impactos da estiagem41
autoridades e órgãos que receberam os ofícios70
Quem disse
“Antecipar as ações pode fazer uma diferença enorme na vida das pessoas durante uma estiagem severa”
— Ayan Fleischmann, pesquisador titular do Instituto Mamirauá
“as estratégias de adaptação precisam considerar também a sustentabilidade econômica e os meios de vida das comunidades”
— Dávila Corrêa, diretora de Manejo e Desenvolvimento Social do Instituto Mamirauá
Fonte originalPortal Amazôniahttps://portalamazonia.com/meio-ambiente/mamiraua-estiagem-impacto-am/Publicado originalmente em 19 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
ÓrgãoInstituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá ★
EstadoAmazonas
LocalAmazônia
EventoEl Niño
PessoaAyan Fleischmann
PessoaDávila Corrêa
LocalRegião Norte
ÓrgãoMinistério da Ciência, Tecnologia e Inovação
CidadeTefé
CidadeCoari/AM
3 favorecidas1 prejudicada6 neutras
Relacionadas no arquivo
Empodera Mulher reúne empreendedoras e movimenta a economia local em TeféInscrições abertas para a 5ª edição do Empodera Mulher 2026 em TeféPrograma EcoAm abre inscrições para empreendedores da bioeconomia em cinco municípios do AmazonasCiclone extratropical vai se formar no Brasil e pode provocar chuva forte no ParáExposição alerta para efeito da crise climática nos recursos hídricosHomem bate recorde brasileiro e pesca bacu-pedra de 80cm
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 01h53
Pedir correção ou remoção