Ir para o conteúdo
Ficha nº 405769 Justiça 15/10/2026 · 10h20 Situação: em andamento ● relevante

Justiça dá 30 dias para entrega de Filó ao Ibama, e Agenor promete recorrer

A Justiça Federal determinou que a capivara Filó seja entregue ao Ibama em até 30 dias, para um centro de triagem em Manaus. O influenciador Agenor Tupinambá, que perdeu a autorização provisória para manter o animal, anunciou que vai recorrer da decisão. O caso reacende o debate sobre a manutenção de animais silvestres sob cuidados humanos.

Pontos-chave

  • Justiça Federal determina entrega de Filó ao Ibama em 30 dias.
  • Agenor Tupinambá perde autorização provisória e promete recorrer.
  • Filó será levada ao Cetas em Manaus para reabilitação.

Contexto

A disputa judicial sobre a capivara Filó começou em 2023, quando o influenciador obteve autorização provisória para mantê-la.

Dados da matéria

Quando15 out 2026
Prazo para entrega de Filó ao Ibama30 dias
Ano da autorização provisória de Agenor2023
Fonte originalO Chefão da Notíciahttps://ochefaodanoticia.com.br/amazonas/justica-da-30-dias-para-entrega-de-filo-ao-ibama-…Publicado originalmente em 15 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · deepseek-ai/DeepSeek-V4-Flash-0731 · coletado em 31 out 2026 · 05h00 Pedir correção ou remoção