Ir para o conteúdo
Ficha nº 362120 Justiça 04/09/2026 · 16h34 Situação: em andamento

Justiça suspende eleição da mesa diretora da Câmara de Iraquara e afasta presidente e primeiro-secretário

Chapada News tom negativo
Justiça suspende eleição da mesa diretora da Câmara de Iraquara e afasta presidente e primeiro-secretário
Imagem: Chapada News (reprodução)

A Justiça suspendeu a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Iraquara, na Chapada Diamantina, após ação do Ministério Público do Estado da Bahia. A decisão afastou o presidente Suede de Jesus Neves Filho e o primeiro-secretário Valmir Alves de Oliveira Júnior por tentativa de terceiro mandato consecutivo.

Pontos-chave

  • Justiça suspendeu eleição da mesa diretora da Câmara de Iraquara.
  • Presidente e primeiro-secretário foram afastados cautelarmente por tripla recondução.
  • Decisão baseia-se em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal contra terceiro mandato.

Contexto

O Ministério Público da Bahia recomendou a anulação do pleito em julho, alegando inconstitucionalidade da reeleição sucessiva.

Dados da matéria

OndeIraquara/BA
Quando3 set 2026

Quem disse

“A mesma situação de tripla recondução sucessiva ocorreu com o vereador Valmir Alves de Oliveira Júnior no cargo de primeiro-secretário”

— Lucas Peixoto Valente, promotor de Justiça
Fonte originalChapada Newshttps://chapadanews.com.br/2026/09/04/justica-suspende-eleicao-da-mesa-diretora-da-camara-…Publicado originalmente em 4 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

2 favorecidas2 prejudicadas5 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 31 out 2026 · 00h29 Pedir correção ou remoção