Justiça suspende uso dos resultados do Enamed para punir faculdades de Medicina

A Justiça Federal suspendeu a utilização dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) como manutenção de sanções por parte do Ministério da Educação (MEC). O órgão federal havia anunciado punições às faculdades e universidades com desempenho insatisfatório no exame.
Pontos-chave
- A decisão foi concedida na última quarta-feira (5), pela desembargadora Maria do Carmo Cardoso, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
- Na sentença, ela suspende outra decisão anterior, que era favorável ao MEC e mantinha as penalidades.
- A desembargadora atendeu a um pedido da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e da Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi).
Fonte originalJequié Repórterhttps://jequiereporter.com/justica-suspende-uso-dos-resultados-do-enamed-para-punir-faculd…Publicado originalmente em 6 de agosto de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EventoExame Nacional de Avaliação da Formação Médica 2026 ★
CidadeFeira de Santana
ÓrgãoMinistério da Educação da Suécia
PessoaEnsino Superior do Paraná
ÓrgãoJustiça Federal em Alagoas
PessoaMaria do Carmo Felix da Silva
ÓrgãoTribunal Regional Federal da 1ª Região
0 favorecidas1 prejudicada6 neutras
Relacionadas no arquivo
Enamed 2026: candidatos têm até quinta-feira para contestar o gabarito preliminarEnamed será obrigatório para estudantes de Medicina exercerem a profissãoCongresso aprova exame nacional obrigatório para registro de novos médicosMEC aciona PF sobre ameaças a estudantes por “divergências políticas”Estudantes sofrem bullying, intimidações e ofensas por divergências políticas; Ministério da Educação solicita que Polícia Federal investigue ameaçasEstudantes sofrem bullying, intimidações e ofensas por divergências políticas; Ministério da Educação solicita que Polícia Federal investigue ameaças
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 23h06
Pedir correção ou remoção