Levantamento da biodiversidade no sul da Bahia avança com uso de DNA ambiental

Parceria entre Centro TAMAR, RESEXs e Instituto Tecnológico da Vale utiliza técnica inovadora para mapear fauna marinha e apoiar conservação em unidades de proteção O Centro TAMAR e as Reservas Extrativistas de Corumbau e de Cassurubá, no sul da Bahia, realizaram em parceria com o Instituto Tecnológico da Vale (ITV), coleta de amostras de água do mar para levantamento da biodiversidade nas RESEXs, utilizando o método DNA Ambiental metabarcoding.
Pontos-chave
- A ação é promovida por meio do projeto “O uso do DNA ambiental metabarcoding para levantamento da biodiversidade na área costeiro-marinha do sul da Bahia”.
- Todo ser vivo deixa rastros de DNA no ambiente, como por exemplo pele, fezes, urina, muco, pólen, fragmentos de plantas.
- E esse material pode ser encontrado na água, solo, sedimento, ar.
Fonte originalJornal Noroestehttps://jornalnoroeste.com/2026/05/22/levantamento-da-biodiversidade-no-sul-da-bahia-avanc…Publicado originalmente em 22 de maio de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
EstadoBahia ★
PessoaNo Sul ★
PaísBrasil
EmpresaVale
EstadoPará
CidadeBelém
PessoaConservação da Natureza
PessoaDNA Ambiental
PessoaCentro TAMAR
PessoaGenômica da Biodiversidade Brasileira
ÓrgãoInstituto Tecnológico da Vale
2 favorecidas0 prejudicadas9 neutras
Relacionadas no arquivo
Super-ricos são os maiores poluidores e lucram com desastres climáticosFlávio Bolsonaro estudou em colégios particulares antes de ingressar na políticaTempestades atingem diferentes regiões do país nesta quartaAneel leiloa hoje projetos de transmissão com R$ 8,9 bi em investimentosAtlético-MG 0 x 1 Cruzeiro: veja os melhores momentos pelo BrasileirãoCamarote Salvador 2027 junta Mochakk e Ivete e mira o folião de R$ 16 mil
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 20h24
Pedir correção ou remoção