Lula critica protecionismo, evita Trump e cita Musk em discurso no G7
O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (16) durante a reunião da cúpula do G7, na França, ficou marcado pelas críticas ao protecionismo, a não menção ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a referência ao empresário Elon Musk.
Pontos-chave
- Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas”.
- Em seu discurso, o presidente defendeu que haja maior cooperação entre os países para auxiliar o desenvolvimento do Sul Global.
- Ao criticar as desigualdades, Lula fez uma referência a Musk: “O primeiro trilionário do mundo é mais rico do que os 46% mais pobres da população mundial.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/06/16/lula-critica-protecionismo-evita-trump-e-cita-musk-em-discurs…Publicado originalmente em 16 de junho de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PaísBrasil
ÓrgãoPortal Brasil do Governo Federal
PaísFrança
CidadeGoiânia/GO
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
PaísEstados Unidos da América
PessoaEstados Unidos do Brazil
PessoaDonald John Trump Jr.
ÓrgãoCPI do Crime Organizado
PessoaComando Vermelho
ÓrgãoGoverno Trump
PessoaPrimeiro Comando da Capital
PessoaElon Reeve Musk
PessoaSul Global
Relacionadas no arquivo
CNI aponta piora nas condições financeiras das pequenas indústriasFitch muda perspectiva do rating da França para negativaCOP17 chega a acordos sobre textos fundamentais para proteger a naturezaAlcolumbre fixa votação da PEC da Segurança; governo busca maioridadeRio de Janeiro registra 74 casos de Mpox em dois mesesJerônimo Rodrigues diz que pretende “enterrar” ACM Neto após apoio a Flávio Bolsonaro
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 08h30
Pedir correção ou remoção