Lula defende maior atuação federal na segurança pública e critica gestão estadual

Lula defende maior atuação federal na segurança pública O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (15), que os estados brasileiros não apresentaram a competência necessária para enfrentar o avanço do crime organizado.
Pontos-chave
- Segundo o presidente, a atual estrutura constitucional historicamente limitou a interferência da União nas políticas de segurança, que são tradicionalmente atribuições estaduais.
- No entanto, o governo busca agora alterar esse paradigma para centralizar estratégias de combate à criminalidade.
- Proposta de emenda constitucional e novo ministério Para viabilizar essa mudança, o governo enviou ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Fonte originalSobral Onlinehttps://sobralonline.com.br/lula-defende-atuacao-federal-seguranca-publica/Publicado originalmente em 15 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva ★
ÓrgãoUnião Brasil-BA
CidadeFeira de Santana
ÓrgãoPartido Novo
ÓrgãoCongresso Nacional do Brasil
EmpresaTV Globo
PessoaForças de Segurança da Bahia
ÓrgãoGlobo
ÓrgãoMinistério da Justiça e Segurança Pública
AssuntoProposta de Emenda à Constituição que prevê o fim da escala 6x1
PessoaEmenda Constitucional
1 favorecida0 prejudicadas10 neutras
Relacionadas no arquivo
Direita sem Bolsonaro é oportunismo, diz Gilson MachadoO Ministério da Justiça notifica empresas que teriam recusado clientes de esquerdaNa semana da vitória de Lula, a desvalorização semanal da Bolsa brasileira foi a quinta maior desde o início do Plano Real, em julho de 1994Apesar da Resistência do G6, Issy Quinan está conquistando o apoio da maioria dos deputados pra presidir a AssembleiaPrefeito do Maranhão chama atenção por surgir com duas esposasAcordo Mercosul-UE eleva exportações brasileiras em 21%
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 31 out 2026 · 19h52
Pedir correção ou remoção