Lula terá Trump como desafio central após vitória
Após fazer da defesa da soberania brasileira uma das bandeiras de sua campanha, Lula (PT) iniciará seu quarto mandato com um desafio central na política externa: administrar a relação com Donald Trump nos dois anos restantes do governo americano. Durante a disputa eleitoral, o petista elevou o tom contra a política dos Estados Unidos para a América Latina.
Pontos-chave
- Integrantes do governo avaliam que a reeleição não eliminará pressões de Washington nem a atuação de aliados do bolsonarismo junto a Trump.
- A estratégia seguirá combinando defesa da soberania e diálogo, apesar das divergências.
- Até a publicação desta reportagem, a Casa Branca não havia se manifestado sobre o resultado eleitoral brasileiro.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/lula-tera-trump-como-desafio-central-apos-vitoria/Publicado originalmente em 26 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaLuiz Inácio Lula da Silva
PessoaDonald Trump
PessoaAmérica Latina
PessoaCPI do Crime Organizado
PessoaDepartamento de Estado dos Estados Unidos
PessoaJair Bolsonaro
PaísEstados Unidos da América
CidadeBrasília
Pessoada Segurança Pública do Estado
PaísChina
Pessoada Administração
PessoaVitória de Lula
PessoaEduardo Bolsonaro
PessoaComando Vermelho
PessoaCasa Branca
PessoaPrimeiro Comando da Capital
ÓrgãoAssembleia Geral da ONU
PessoaPaulo Figueiredo
PessoaEscudo das Américas
PessoaMônica Bergamo
Relacionadas no arquivo
Mega-Sena 3079: sorteio desta sexta-feira (30) pode pagar R$ 6 milhõesMaior desafio de Lula 4 será aprovar reformas no Congresso, diz Moody’sAliados do PL veem incerteza em próximos passos com fuga de FlávioAções da dona do Google despencam mais de 12% com temor por IAVamos tem lucro de R$ 151 milhões no 3° trimestre, salto de 199,1%OpenAI crava ChatGPT no MUNCAB, em Salvador, com aula grátis dia 5 às 16h
Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 23h42
Pedir correção ou remoção