Ir para o conteúdo
Ficha nº 107336 Política 26/10/2026 · 10h55

Lula toma posse para quarto mandato em 5 de janeiro de 2027; entenda mudança

JBr. tom positivo

ANA PAULA BRANCO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito neste domingo (25) para um quarto mandato à frente do Palácio do Planalto, tomará posse em 5 de janeiro de 2027. A cerimônia será realizada quatro dias depois da data tradicional, em uma mudança estabelecida pela Emenda Constitucional 111, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro de 2021.

Pontos-chave

  • A alteração vale para os eleitos em 2026 e será aplicada pela primeira vez na posse presidencial desde a redemocratização.
  • A partir do próximo mandato, presidentes e vice-presidentes da República assumirão os cargos em 5 de janeiro, enquanto governadores e vice-governadores tomarão posse no dia 6.
  • Até então, a Constituição de 1988 estabelecia o dia 1º de janeiro para a posse dos chefes do Executivo federal e estaduais.
Fonte originalJBr.https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/lula-toma-posse-para-quarto-mand…Publicado originalmente em 26 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

1 favorecida0 prejudicadas14 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 02h58 Pedir correção ou remoção