Mãe de Macapá faz apelo desesperado na Guiana Francesa: “Minha filha está irreconhecível e me pediu socorro”

Sônia Maria Penafort pede ajuda às autoridades brasileiras para retirar a filha, Júlia Penafort dos Santos, de uma clínica psiquiátrica em Caiena, Guiana Francesa. A mãe alega que a jovem foi internada indevidamente e sofreu abusos do ex-marido francês, que teria retido seus documentos.
Pontos-chave
- Mãe denuncia internação forçada da filha em clínica psiquiátrica na Guiana Francesa.
- Ex-marido francês é acusado de abusos, agressões e retenção de documentos.
- Família solicita intervenção do Itamaraty e do Governo do Amapá para repatriação.
Contexto
A jovem Júlia Penafort dos Santos residia na Guiana Francesa para cursar mestrado.
Dados da matéria
OndeCaiena, Guiana Francesa
Quando30 out 2026
tempo que Júlia vive na Guiana Francesaseis anos
Quem disse
“A minha filha está destruída, magra, deprimida, acabada emocionalmente e fisicamente. Aquela menina linda está irreconhecível”
— Sônia Maria Penafort
“Mãe, pelo amor de Deus, me tira daqui, me leve pra casa”
— Júlia Penafort dos Santos
Fonte originalDiário do Amapáhttps://www.diariodoamapa.com.br/cadernos/policia/mae-de-macapa-faz-apelo-desesperado-na-g…Publicado originalmente em 30 de outubro de 2026
Ler na fonte
Quem e o quê aparece nesta notícia
PessoaSônia Maria Penafort ★
PessoaJúlia Penafort dos Santos ★
CidadeMacapá
PaísGuiana Francesa
ÓrgãoMinistério das Relações Exteriores da República Tcheca
CidadeCaiena
ÓrgãoConsulado Geral do Brasil em Caiena
0 favorecidas1 prejudicada6 neutras
Relacionadas no arquivo
É um momento de oportunidades, diz Sebrae sobre petróleo no AmapáEm Oiapoque, hotel se prepara para os novos tempos do petróleoAmapá quer ser protagonista, diz governador eleito sobre Margem EquatorialPonte liga Brasil à Europa em 1 minuto de travessiaCalor de 40°C e granizo marcam a primeira semana de novembroCemitério mais alto do mundo tem 14 andares e fica no Brasil
Resumo gerado com apoio de IA · google/gemma-4-31B-it-turbo · coletado em 30 out 2026 · 21h25
Pedir correção ou remoção