Ir para o conteúdo
Ficha nº 40647 Cotidiano 27/10/2026 · 03h31

Mais de 72 mil moradores de Petrópolis vivem em áreas de risco

Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) verificou que mais de 72 mil moradores de Petrópolis, cidade da Serra fluminense, vivem em áreas sujeitas a inundações e deslizamentos.

Pontos-chave

  • A Cidade Imperial aparece ainda entre os municípios da Bacia do Rio Paraíba do Sul com histórico de ocorrências graves.
  • Petrópolis registrou 17 desastres associados a movimentos de massa, como deslizamentos, entre 2003 e 2022, segundo o levantamento; que relembrou a tragédia ocorrida na Região Serrana, em 2011.
  • Na ocasião morreram mais de mil pessoas.
Fonte originalJornal Brasil em Folhashttps://brasilemfolhas.com.br/2026/10/mais-de-72-mil-moradores-de-petropolis-vivem-em-area…Publicado originalmente em 27 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas1 prejudicada16 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 29 out 2026 · 22h01 Pedir correção ou remoção