Ir para o conteúdo

Memoriais e protestos: Israel marca três anos do ataque do Hamas com Netanyahu sob pressão

VEJA tom negativo
Memoriais e protestos: Israel marca três anos do ataque do Hamas com Netanyahu sob pressão
Imagem: VEJA (reprodução)

Na marca de três anos dos ataques do grupo palestino radical Hamas, Israel é tomado por homenagens e protestos em mais de 400 locais nesta quarta-feira, 7. No início da manhã de 7 de outubro de 2023, os combatentes invadiram o país e mataram cerca de 1.200 pessoas, 384 delas no festival de música Nova, a cerca de 5 quilômetros da fronteira com a Faixa de Gaza.

Pontos-chave

  • Os radicais também levaram 251 reféns — deles, 28 morreram em cativeiro no enclave e três foram mortos por engano pelas forças israelenses.
  • Parte dos sequestrados foi mantida pelo Hamas até o mais recente cessar-fogo, implementado em 10 de outubro do ano passado.
  • A partir do acordo, 20 reféns vivos foram libertados, enquanto 1.968 palestinos, maioria deles sem acusações formais, foram soltos de prisões em Israel.
Fonte originalVEJAhttps://veja.abril.com.br/mundo/memoriais-e-protestos-israel-marca-tres-anos-do-ataque-do-…Publicado originalmente em 7 de outubro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

0 favorecidas2 prejudicadas10 neutras

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 03h10 Pedir correção ou remoção