Ir para o conteúdo
Ficha nº 77126 Política 08/09/2026 · 14h34

Mendonça compara suposto monitoramento da PF a cenário de 1984

O Hoje tom negativo
Mendonça compara suposto monitoramento da PF a cenário de 1984
Imagem: O Hoje (reprodução)

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), comparou a um cenário semelhante ao retratado no livro 1984, de George Orwell, o suposto monitoramento realizado por setores da Polícia Federal. A declaração consta na decisão desta terça-feira (8), que determinou o afastamento preventivo de Andrei Rodrigues do comando da corporação.

Pontos-chave

  • Segundo Mendonça, pelo menos seis relatórios de inteligência foram produzidos entre 3 e 31 de agosto e chegaram ao conhecimento do ministro Alexandre de Moraes.
  • Mendonça também sustentou que o material continha análises sobre decisões judiciais e classificou a suposta atuação como uma possível “arapongagem institucional”.
  • O magistrado ainda apontou um possível vazamento de informações sigilosas e citou referências feitas ao advogado-geral da União, Jorge Messias, nos relatórios.
Fonte originalO Hojehttps://ohoje.com/2026/09/08/mendonca-compara-suposto-monitoramento-da-pf-a-cenario-de-198…Publicado originalmente em 8 de setembro de 2026
Ler na fonte

Quem e o quê aparece nesta notícia

Relacionadas no arquivo

Resumo gerado com apoio de IA · local-heuristica · coletado em 30 out 2026 · 00h40 Pedir correção ou remoção